memoriaspedagogicas.blogspot.com

Este Blog tem a intenção de registrar e compartilhar as minhas práticas pedagógicas, além de me fazer (re)ler, interpretar e (re)escrever a minha história profissional.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

De Leitor a Autor


Excelentíssimas crianças; Se eu fosse vocês, a primeira coisa que eu pediria à professora ao entrar na sala de aula pela manhã seria: “Professora, leia uma história para nós.” Não existe  melhor maneira de começar um dia de trabalho ! E no final do dia quando a noite chega meu pedido ao adulto mais próximo seria: “Por favor, conte uma história para mim.” Não existe melhor maneira de escorregar pelos lençóis da noite. Mais tarde, quando vocês já forem grandes, lerão para outras crianças aquelas mesmas histórias. Desde que o mundo é mundo e que as crianças crescem, todas estas histórias escritas e lidas têm um nome muito bonito: literatura.   (Daniel Pennac,1999)

     A leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um dos  nossos mais valiosos patrimônios cultural: a escrita. Sendo assim, é importante favorecer o contato das crianças com as histórias e a ampliação do repertório. Isso só é possível por meio do contato regular das crianças com os textos e de suas participações freqüentes em situações de contação e leitura.
   
 Sabemos que nós professores somos os principais agentes na promoção dessa prática e a escola o principal espaço para isso. E para efetivar tal situação, o Projeto de Leitor a Autor surgiu com a finalidade de propiciar a ampliação do universo da literatura  infantil. 

   Na verdade não é o hábito de leitura que se buscou, pois hábitos tendem a serem impostos e a imposição na educação caminha em geral para a rejeição. O que se pretendeu foi o encantamento para o gosto pela leitura. 



      Para maiores detalhes deste trabalho, acesse o link  Artigo científico A Tecnologia Como Um Elemento No Estímulo À Leitura

2 comentários:

  1. Ah foi um projeto tão bacana, tão legal! Poxa eu adorei fazer parte disso tudo, principalmente quando a gente leu para as crianças mais novas que a gente foi tão incrível ! Foi uma ótima experiência profª Luciana. =]
    Thays Trize

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir