Excelentíssimas crianças; Se eu fosse vocês, a
primeira coisa que eu pediria à professora ao entrar na sala de aula pela manhã
seria: “Professora, leia uma história para nós.” Não existe melhor maneira de começar um dia de trabalho
! E no final do dia quando a noite chega meu pedido ao adulto mais próximo
seria: “Por favor, conte uma história para mim.” Não existe melhor maneira de
escorregar pelos lençóis da noite. Mais tarde, quando vocês já forem grandes,
lerão para outras crianças aquelas mesmas histórias. Desde que o mundo é mundo
e que as crianças crescem, todas estas histórias escritas e lidas têm um nome
muito bonito: literatura.
(Daniel Pennac,1999)
A leitura de histórias
aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um
dos nossos mais valiosos patrimônios cultural: a escrita. Sendo assim, é importante favorecer o contato
das crianças com as histórias e a ampliação do repertório. Isso só é possível
por meio do contato regular das crianças com os textos e de suas participações
freqüentes em situações de contação e leitura.
Sabemos que nós professores somos os principais agentes na promoção dessa prática e a escola o principal espaço para isso. E para efetivar tal situação, o Projeto de Leitor a Autor surgiu com a finalidade de propiciar a ampliação do universo da literatura infantil.
Na verdade não é o
hábito de leitura que se buscou, pois hábitos tendem a serem impostos e a
imposição na educação caminha em geral para a rejeição. O que se pretendeu foi o
encantamento para o gosto pela leitura.
Para maiores detalhes deste trabalho, acesse o link Artigo científico A Tecnologia Como Um Elemento No Estímulo À Leitura
Para maiores detalhes deste trabalho, acesse o link Artigo científico A Tecnologia Como Um Elemento No Estímulo À Leitura
Ah foi um projeto tão bacana, tão legal! Poxa eu adorei fazer parte disso tudo, principalmente quando a gente leu para as crianças mais novas que a gente foi tão incrível ! Foi uma ótima experiência profª Luciana. =]
ResponderExcluirThays Trize
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