memoriaspedagogicas.blogspot.com

Este Blog tem a intenção de registrar e compartilhar as minhas práticas pedagógicas, além de me fazer (re)ler, interpretar e (re)escrever a minha história profissional.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Memórias sim, lembranças não.


A história nos deixa presentes. Entre os presentes que deixa, os registros estão entre os mais belos. O que ganhamos de alguém é um presente, e talvez assim se chame porque simboliza a presença de quem nos deu. Mas presente é também o lugar do tempo em que estamos: entre o passado que já se foi e o futuro, que ainda não chegou.”  (TASSINARI, ALBERTO PEQUENO. GUIA BERLENDIS DE HISTÓRIA DA ARTE-DO RENASCIMENTO AO IMPRESSIONISMO ATRAVÉS DAS OBRAS DO MASP  1995.)

Muito antes de chegarmos ao mundo nossa a história é escrita. As gestantes e as equipes médicas  são  provas concretas desse fato, pois a gravidez é contada semana a semana até o grande dia. Literalmente grande dia, pois a nossa história física surge a partir daí.
Cotidianamente a nossa linha do tempo passa a ser completada com tantas circunstâncias e experiências que mal percebemos o tanto quanto já fomos registrados. Tente quantificar os lugares em que sua presença foi marcada em certidões, diplomas, certificados, atestados, registros, imagens, agendas, diários... muitos, não é?
Registrar é algo humano! Vygotsky endossa isso:  “O que diferencia o homem do animal é o exercício do registro da memória humana”. Professor é um agente de uma história compartilhada por dezenas de alunos e, nesse percurso, há marcas.  
Pensando em não deixar mais a minha história pedagógica para trás resolvi acentuá-la por meio deste ambiente. Não quero mais lembranças. Quero memória!  

Luciana Apolonio Rodrigues Carneiro


9 comentários:

  1. Luciana, parabéns pela iniciativa!! Adorei a ideia! Tenho certeza que o teu memorial será acompanhado pelas mães de seus alunos, por suas amigas, suas fãs e por suas colegas de trabalho. Além de servir de inspiração a todos!! Como disse a Amanda hoje ao falar sobre você: "Uma pessoa que respira educação."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, obrigado pelos votos de incentivo e confiança. Você também tem muitas coisas para contar e registrar. Fica a dica!

      Excluir
    2. Sabe, fico empolgada com teu entusiasmo, que me contamina, mas ainda me falta disciplina e um dia com 48hrs...Mas confesso que tua iniciativa, me animou, me deu uma vontade também de registrar um pouco do meu trabalho com meus alunos, pois devido a falta de registro minha, algumas coisas estou perdendo, ficando apenas nas lembranças, preciso colocar na plataforma das memórias. Por enquanto vou me saboreando com o teu piquenique, com teu memorial.

      Excluir
  2. Parabéns,adorei!Com certeza estarei sempre acompanhando!!!

    ResponderExcluir
  3. Luciana que idéia maravilhosa, só poderia ter vindo de uma das melhores profissionais em educação que conheço. ESpero que este blog seja espelho para muitas outras profissionais, para mães, alunos e que enriqueçam a alma. Como já disse o mundo precisa de pessoas como você !! Parabéns e pode ter certeza que acompanharei esse trabalho lindo já vou adicionar em meus favoritos.

    ResponderExcluir
  4. Priscilla Mastroianni11 de julho de 2012 às 07:17

    Luciana que idéia maravilhosa, só poderia ter vindo de uma das melhores profissionais em educação que conheço. ESpero que este blog seja espelho para muitas outras profissionais, para mães, alunos e que enriqueçam a alma. Como já disse o mundo precisa de pessoas como você !! Parabéns e pode ter certeza que acompanharei esse trabalho lindo já vou adicionar em meus favoritos.

    ResponderExcluir