memoriaspedagogicas.blogspot.com

Este Blog tem a intenção de registrar e compartilhar as minhas práticas pedagógicas, além de me fazer (re)ler, interpretar e (re)escrever a minha história profissional.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Saber e Sabor

                                                                   
"Por mais humilde que seja, um bom trabalho inspira uma sensação de vitória." Jack Kemp
           
            
           Com muita satisfação que compartilho um projeto que  durou meses, mas que deixou contribuições relevantes. Não sei se posso julgá-lo como finalizado, pois a possibilidade de continuidade nas casas dos alunos ainda é considerável. 
Em virtude dos depoimentos familiares confesso que o propósito em oportunizar e incentivar comportamentos alimentares saudáveis me permitiu e ainda permite pensar ter atingido com excelência os objetivos propostos.
Seria hipócrita se afirmasse que tudo o que planejei executei. As dificuldades surgidas no decorrer do projeto causou a impossibilidade de realização de algumas ações sim, mas o esforço em superá-las e ou substituí-las foi maior, garantindo ao grupo dos 1° anos “A” “B” e ”C” a finalização do Projeto Saber e Sabor com uma Mostra Gastronômica à altura. 
Reforço que cultivar exigiu muitos valores, dentre eles destaco a responsabilidade no zelo com nosso canteiro. Ótima oportunidade para as crianças vivenciarem, concorda?
 Na minha mente tenho vivo o encantamento das crianças no contato com a terra, no desabrochar das mudas, na retirada das cenouras e na degustação do Sorvete de Beterraba que possibilitou mudança de opiniões sobre este tubérculo. O unânime bis da Fanta Caseira com o Molho de Rabanete com bolacha de água e sal também merecem destaque.
- Hum! Tem repetição! – diziam as crianças na hora da culinária.
Que saudade dessa experiência! Que saudade dessa turma! Aliar essa temática aos conteúdos curriculares e a organização pedagógica das turmas de 1° ano, caracterizada como uma classe de aprendizagem lúdica,   proporcionou benefícios pedagógicos nas mais diversas áreas do conhecimento. Incluem-se nele os avanços hipotéticos sobre o sistema de leitura e escrita. 
Enfim, saber e saborear foram culminantes para a trajetória deste trabalho e se o velho ditado popular diz que uma imagem vale mais que mil palavras, o vídeo a ser exibido apresentará parcialmente os principais momentos  dentre os  aproximados quinhentos registrados por mim. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário