memoriaspedagogicas.blogspot.com

Este Blog tem a intenção de registrar e compartilhar as minhas práticas pedagógicas, além de me fazer (re)ler, interpretar e (re)escrever a minha história profissional.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Modelagem e TICs: uma parceria literalmente animada

      
       Segundo dados estatísticos, o Brasil ocupou a 53º posição no ranking do exame feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que avaliou em 2009 o conhecimento de 470 mil estudantes em leitura, ciências e matemática de 65 países. Leitura foi a área que teve maior ênfase e os estudantes da escola pública não alcançaram resultados tão desejáveis. A escola pública, preocupada em oferecer maior qualidade no ensino, tem buscado nos últimos anos melhorias em suas condições, desde a formação continuada à estrutura física e material. Projetos didáticos são práticas incentivadas e freqüentes, bem como a implantação e utilização da Informática Educacional, que permite aliar as experiências pedagógicas em ambientes diferenciados. As experiências de leitura no plano virtual geralmente são caracterizadas pela presença de sonoridade e efeitos visuais que provocam, atraem e contagiam seu público, principalmente as crianças, permitindo uma situação convidativa à adoção de hábito e/ou gosto pela leitura.
As Histórias em Quadrinhos (HQs) além da popularidade e da forte presença da imagem são consagradas com facilidade pelo público estudantil e permite parcerias com as TICs em diversas situações pedagógicas. Entre as inúmeras opções existentes do mercado, a Turma da Mônica, personagens criados por Mauricio de Sousa, configuram-se na escola como um instrumento educativo, que mediado por ações teóricas e práticas e unido aos aspectos ambiental, moral, corporal, musical, cultural em especial o literário, tornam-se um importante meio de disseminação de leitura. As HQs são uma espécie de ponte entre as áreas de conhecimento: Arte e Literatura. Para alimentar essa união, agrega-se neste trabalho a Tecnologia. Seus recursos vão desde a projeção à criação. A aglutinação dos benefícios das HQs, da ludicidade das massas de modelar e das TICs possibilitou a animação de modelagem – produto final do Projeto Lendo Quadrinhos, cuja intenção foi ler sem dominar a leitura convencional.
O uso da câmera fotográfica digital, a preparação do áudio com o programa Audacity e a organização desses elementos no Windows Movie Maker, permitiu a dinâmica do trabalho denominado Cinegibi, versão 1° anos. Nesse processo de confecção da animação da modelagem os alunos demonstraram interesse pelas HQs e durante as etapas de produção manifestaram satisfação e ansiedade para a visualização do produto final.
No entanto, vale ressaltar que com as situações de leitura oportunizadas durante o projeto obtiveram-se excelentes resultados, tais como o aumento do interesse pelos gibis e a aquisição frequente deles, conforme depoimentos de responsáveis durante a avaliação do projeto. 
  Também foi utilizado como divulgação dessa experiência, o espaço virtual do site Youtube, sendo assim mais um canal de comunicação e expressão dos alunos, familiares e comunidade sobre os benefícios e experiências com a leitura, modelagem e as TICs. Veja o produto final deste projeto acessando 

 




Informo que esta experiência foi sistematizada na forma de artigo científico e está disponível no link Modelagem e TICs uma parceria literalmente animada
       

Um comentário: