Segundo dados estatísticos, o Brasil ocupou a 53º posição no ranking do exame feito pela
OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que avaliou
em 2009 o conhecimento de 470 mil estudantes em leitura, ciências e matemática
de 65 países. Leitura foi a área que teve maior ênfase e os estudantes da escola
pública não alcançaram resultados tão desejáveis. A escola pública, preocupada
em oferecer maior qualidade no ensino, tem buscado nos últimos anos melhorias
em suas condições, desde a formação continuada à estrutura física e material. Projetos
didáticos são práticas incentivadas e freqüentes, bem como a implantação e
utilização da Informática Educacional, que permite aliar as experiências
pedagógicas em ambientes diferenciados. As experiências de leitura no plano
virtual geralmente são caracterizadas pela presença de sonoridade e efeitos
visuais que provocam, atraem e contagiam seu público, principalmente as
crianças, permitindo uma situação convidativa à adoção de hábito e/ou gosto
pela leitura.
As Histórias em Quadrinhos
(HQs) além da popularidade e da forte presença da imagem são consagradas com
facilidade pelo público estudantil e permite parcerias com as TICs em diversas
situações pedagógicas. Entre as inúmeras opções existentes do mercado, a Turma
da Mônica, personagens criados por Mauricio de Sousa, configuram-se na escola
como um instrumento educativo, que mediado por ações teóricas e práticas e
unido aos aspectos ambiental, moral, corporal, musical, cultural em especial o
literário, tornam-se um importante meio de disseminação de leitura. As HQs são
uma espécie de ponte entre as áreas de conhecimento: Arte e Literatura. Para
alimentar essa união, agrega-se neste trabalho a Tecnologia. Seus recursos vão
desde a projeção à criação. A aglutinação dos benefícios das HQs, da ludicidade
das massas de modelar e das TICs possibilitou a animação de modelagem – produto
final do Projeto Lendo Quadrinhos, cuja intenção foi ler sem dominar a leitura
convencional.
O uso da câmera fotográfica
digital, a preparação do áudio com o programa Audacity e a organização desses
elementos no Windows Movie Maker, permitiu a dinâmica do trabalho denominado
Cinegibi, versão 1° anos. Nesse processo de confecção da animação da modelagem
os alunos demonstraram interesse pelas HQs e durante as etapas de produção manifestaram
satisfação e ansiedade para a visualização do produto final.
No entanto, vale ressaltar que
com as situações de leitura oportunizadas durante o projeto obtiveram-se
excelentes resultados, tais como o aumento do interesse pelos gibis e a
aquisição frequente deles, conforme depoimentos de responsáveis durante a
avaliação do projeto.
Também foi utilizado como divulgação dessa experiência, o espaço virtual do site Youtube, sendo assim mais um canal de comunicação e expressão dos alunos, familiares e comunidade sobre os benefícios e experiências com a leitura, modelagem e as TICs. Veja o produto final deste projeto acessando
Também foi utilizado como divulgação dessa experiência, o espaço virtual do site Youtube, sendo assim mais um canal de comunicação e expressão dos alunos, familiares e comunidade sobre os benefícios e experiências com a leitura, modelagem e as TICs. Veja o produto final deste projeto acessando
Informo que esta experiência foi sistematizada na forma de artigo científico e está disponível no link Modelagem e TICs uma parceria literalmente animada
Ótimo trabalho. muito criativo...
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