memoriaspedagogicas.blogspot.com

Este Blog tem a intenção de registrar e compartilhar as minhas práticas pedagógicas, além de me fazer (re)ler, interpretar e (re)escrever a minha história profissional.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Olimpíada do Alfabeto: Jogos e Tecnologia como recurso de preparo e disputa

     A organização do trabalho pedagógico proposta para as turmas de 1° ano é caracterizada como uma classe de aprendizagem lúdica, focada no processo de aquisição da leitura e da escrita e também na apropriação de conceitos e procedimentos relativos às diversas áreas do conhecimento. 
   É sabido que atividades que envolvem jogos atendem de forma significativa a faixa etária desta turma, bem como os conteúdos curriculares propostos. Portanto, estudar o alfabeto fazendo uso de recursos tecnológicos e lúdicos possibilita um clima prazeroso e desafiador para apropriação do conjunto de ordem e/ou disposição convencional das letras de uma língua, especificamente a língua portuguesa. Assim, surge a I Olimpíada do Alfabeto, cuja intenção é promover a mobilização da família do(a) aluno(a) incentivando e estimulando a participação em atividades cuja intenção é identificar as letras do alfabeto em situações diversas.


       Como qualquer competição, há a necessidade de se escancarar em público as regras do jogo por meio de um edital e de principalmente preparar previamente os participantes para as disputas. Neste trabalho não foi diferente. Parte do preparo concentrou-se na casa do aluno(a) com apoio da família que recebeu o Kit do Alfatleta (uma composição de letras móveis, prancha e manual com sugestões de atividades) e na escola no  laboratório de informática com uso de objetos de aprendizagem que visavam fortalecer os pré-requisitos para as dispustas. Para o aquecimento dessas atividades, inicialmente foi utilizado visitas no site ABC Bebelê. Este sítio expressou em larga escala interesse e a preferência dos alunos, pois ele apresenta um alfabeto animado fazendo referências corporais, permitindo assim a imitação e concomitantemente facilidades na apropriação do conteúdo estudado. Para fortalecer a diferença entre letras e números, vários vídeos selecionados do youtube serviram como apoio. Os jogos dos sites Smartkids ( Alfabeto 1 e Alfabeto 2 ) e Escolagames ( Alfabeto de Sabão e Aprendendo o Alfabeto ) proporcionaram reflexão sobre a escrita por meio dos objetos de aprendizagem que objetivavam  associar a figura à letra inicial.   

   
    A fim de fortalecer os  estudos em casa os links dos vídeos e dos jogos utilizados no laboratório de informática da escola foram disponibilizados na SAV (Sala de Aula Virtual) do portal da escola, onde os alunos, pais e/ou responsáveis tem fácil acesso.



    Para contar com a presença efetiva do grupo de alunos nas datas das disputas, foi disponibilizado um cronograma com as atividades competitivas. Essas atividades foram divididas em três fases com dificulades gradativas de forma crescente: Fase 1 que consistiu em perceber a ordem alfabética por meio de uma Trilha. 



     A Fase 2 que objetivava em reconhecer as letras do alfabeto e associá-la a sua forma gráfica através do Jogo da Memória. 

     A Fase 3, única caracterizada por tempo cronológico com o jogo Pegue o vizinho da frente  na intenção de fortalecer a ordem alfabética. Conforme regulamento do edital, o capítulo V, art. 6°, houve  premiação com a medalha aos participantes classificados em 1°, 2° e 3° lugares. 



   Por iniciativa própria decidi contemplar o restante do grupo com a uma singela homenagem a fim de reconhecer o mérito das participações e tentativas (Participação de Ouro), afinal sem elas não teria concretizado a Olimpíada do Alfabeto. 
    Para avaliar a qualidade dessa proposta de trabalho, utilizei como instrumento um jogo  denominado Alfabeto que tem por objetivo dispor de duas formas diferenciadas as letras do alfabeto  na qual o sujeito tem que organizar a sequência alfabética. Considerando a intenção educativa dessa atividade avaliativa, destaco que houve um número grande de alunos com sucesso neste jogo. Impressionou-me que após a atividade,de forma espontânea,  os alunos  elegeram o tempo de execução como o  principal desafio, ou seja, quem organizasse as letras seguindo a ordem alfabética em tempo menor era o vencedor. 

 
     Por meio de observação e registros avaliativos das disputas, percebi que o reconhecimento das letras e o domínio da sequência alfabética por parte dos alunos foi expressivo, sendo este o maior troféu desta proposta de trabalho e também findando o que os teóricos endossam: quando as atividades escolares se tornam significativas, o sucesso é consequência.  







 


3 comentários:

  1. Parabéns professora Luciana por mais uma iniciativa .O Phelipe evoluiu muito nesse campeonato bjs Elisangela

    ResponderExcluir
  2. OLÁ Professora!! Esse trabalho da Olimpiadas do alfabeto foi muito bem elaborado e trabalahado com as crianças. O meu filho Cauã se empenhou e estudou muito e nós pais colaboramos com ele. Ele me surpreendeu com desenvolvimento dele é claro com a ajuda da professora!!PARABÉNS!!! Abraço Ana Paula

    ResponderExcluir