A organização do trabalho pedagógico proposta para as turmas de
1° ano é caracterizada como uma classe de aprendizagem lúdica, focada no
processo de aquisição da leitura e da escrita e também na apropriação de
conceitos e procedimentos relativos às diversas áreas do conhecimento.
É
sabido que atividades que envolvem jogos atendem de forma significativa a
faixa etária desta turma, bem como os conteúdos curriculares propostos.
Portanto, estudar o alfabeto fazendo uso de recursos tecnológicos e lúdicos
possibilita um clima prazeroso e desafiador para apropriação do conjunto de
ordem e/ou disposição convencional das letras de uma língua, especificamente a
língua portuguesa. Assim, surge a I Olimpíada do Alfabeto, cuja intenção é promover
a mobilização da família do(a) aluno(a) incentivando e estimulando a
participação em atividades cuja intenção é identificar as letras do alfabeto em
situações diversas.
Como qualquer competição, há a necessidade de se escancarar em
público as regras do jogo por meio de um edital e de principalmente preparar
previamente os participantes para as disputas. Neste trabalho não foi
diferente. Parte do preparo concentrou-se na casa do aluno(a) com apoio da
família que recebeu o Kit do Alfatleta (uma composição de letras móveis,
prancha e manual com sugestões de atividades) e na escola no laboratório de informática com uso de objetos
de aprendizagem que visavam fortalecer os pré-requisitos para as dispustas. Para
o aquecimento dessas atividades, inicialmente foi utilizado visitas no site ABC Bebelê. Este sítio expressou em larga escala interesse e a preferência
dos alunos, pois ele apresenta um alfabeto animado fazendo referências
corporais, permitindo assim a imitação e concomitantemente facilidades na
apropriação do conteúdo estudado. Para fortalecer a diferença entre letras e
números, vários vídeos selecionados do youtube serviram como apoio. Os jogos
dos sites Smartkids ( Alfabeto 1 e Alfabeto 2 ) e Escolagames ( Alfabeto de Sabão e Aprendendo o Alfabeto ) proporcionaram reflexão sobre a escrita por meio dos objetos
de aprendizagem que objetivavam
associar a figura à letra inicial.
A fim de fortalecer os estudos em casa os links dos vídeos e dos
jogos utilizados no laboratório de informática da escola foram
disponibilizados na SAV (Sala de Aula Virtual) do portal da escola, onde os
alunos, pais e/ou responsáveis tem fácil acesso.
Para contar com a presença
efetiva do grupo de alunos nas datas das disputas, foi disponibilizado um
cronograma com as atividades competitivas. Essas atividades foram divididas em
três fases com dificulades gradativas de forma crescente: Fase 1 que consistiu
em perceber a ordem alfabética por meio de uma Trilha.
A Fase 2 que objetivava
em reconhecer as letras do alfabeto e associá-la a sua forma gráfica através
do Jogo da Memória.
A Fase 3, única caracterizada por tempo cronológico com o
jogo Pegue o vizinho da frente na
intenção de fortalecer a ordem alfabética. Conforme regulamento do edital, o
capítulo V, art. 6°, houve premiação
com a medalha aos participantes classificados em 1°, 2° e 3° lugares.
Por
iniciativa própria decidi contemplar o restante do grupo com a uma singela
homenagem a fim de reconhecer o mérito das participações e tentativas
(Participação de Ouro), afinal sem elas não teria concretizado a Olimpíada do
Alfabeto.
Para avaliar a qualidade dessa proposta de trabalho, utilizei
como instrumento um jogo denominado Alfabeto que tem por
objetivo dispor de duas formas diferenciadas as letras do alfabeto na qual o sujeito tem que organizar a sequência alfabética. Considerando a intenção educativa dessa atividade avaliativa, destaco
que houve um número grande de alunos com sucesso neste jogo. Impressionou-me que após a atividade,de forma espontânea, os alunos elegeram o tempo de execução como o principal desafio, ou seja, quem organizasse
as letras seguindo a ordem alfabética em tempo menor era o vencedor.
Por meio de observação e registros avaliativos
das disputas, percebi que o reconhecimento das letras e o domínio da sequência
alfabética por parte dos alunos foi expressivo, sendo este o maior troféu desta
proposta de trabalho e também findando o que os teóricos endossam: quando as
atividades escolares se tornam significativas, o sucesso é consequência.
Arrasou Lu... Parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns professora Luciana por mais uma iniciativa .O Phelipe evoluiu muito nesse campeonato bjs Elisangela
ResponderExcluirOLÁ Professora!! Esse trabalho da Olimpiadas do alfabeto foi muito bem elaborado e trabalahado com as crianças. O meu filho Cauã se empenhou e estudou muito e nós pais colaboramos com ele. Ele me surpreendeu com desenvolvimento dele é claro com a ajuda da professora!!PARABÉNS!!! Abraço Ana Paula
ResponderExcluir