memoriaspedagogicas.blogspot.com

Este Blog tem a intenção de registrar e compartilhar as minhas práticas pedagógicas, além de me fazer (re)ler, interpretar e (re)escrever a minha história profissional.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ConFABULAndo no 1° Ano "A"

     Certo dia a professora Coruja propôs aos alunos da Escola Animal um desafio: fazer um CD de contação de fábulas com os próprios alunos. Ela justificou a escolha deste gênero pelo fato de ser uma  narração breve, que atende ao perfil das crianças da faixa etária de 5 e 6 anos e principalmente por ser utilizada pelo homem desde o período mais distante como um apoio ou elemento simbólico para expressar seu conhecimento de mundo e as relações humanas.
     De comum acordo, decidiu-se planejar as etapas para a confecção do CD. A primeira e mais importante delas seria ter um acervo mental das fábulas, afinal, nenhum cantor grava um música sem saber cantá-la e selecioná-la previamente.
     Os alunos ficaram eufóricos com a ideia, afinal iriam gravar um CD como Justin Bieber, exceto a Preguiça que nem se quer se manifestou.  Em compensação as  Abelhas Gêmeas, essas que por natureza são já abelhudas, foram com muita sede ao pote, ops, a cesta de livros de fábulas. Queriam pegar todos de uma única vez. Precisou da intervenção da professora Coruja.
    Já os Macaquinhos, filhos do Seu Macaco Aranha,  levaram o desafio na brincadeira e não é que ficou gostoso para eles. De galho em galho eles deram conta do recado. 
      As Tartarugas com o seu ritmo, como dizem as más línguas devagar quase parando, também participaram a sua maneira e deram suas contribuições. Somente a Raposa que se gabava a mais preparada de todos da turma levou uma rasteira do Leão e aprendeu a lição. 
      Passada a etapa da leitura, o grande dia chegou: a gravação do CD. Tensão, nervosismo e descontração foram sentimentos presentes, mas que a professora Coruja soube contornar sutilmente. As Formigas, sempre muito prestativas e trabalhadeiras ajudaram a professora no preparo de CD com toda a parafernália de equipamentos. 
       Gravação feita, restava apenas a preparação da capa do CD. Nisso as Lebres foram rápidas. Mas como a professora Coruja gosta de capricho alertou seus alunos:
      - Quem tem pressa come cru e quente. 
        Concentrados na atividade, a turminha da Escola Animal preparava tudo com muito carinho. De repente de forma discreta a Tartaruga, aquela que ninguém dava nada, sugeriu fazer um exposição com todos os CDs da turma para os moradores da floresta apreciar os talentos de toda a bicharada. Foi unânime a aceitação. 
         Além da exposição, sabe o que rendeu tudo isso: o CD ocupou primeiro lugar nas paradas de sucesso da Rádio Claudete Vecchi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário