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Este Blog tem a intenção de registrar e compartilhar as minhas práticas pedagógicas, além de me fazer (re)ler, interpretar e (re)escrever a minha história profissional.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Poesia concreta na alfabetização: indícios de letramento

Poema de Abertura
Se de médico, poeta e louco
todos nós temos um pouco.
Eis aqui o meu pouco,
ou  talvez o meu muito.

A minha ousadia
em tentar a cada dia
da sala de aula para as linhas
desabrochar a minha poesia.

Linhas carregadas de fantasia
E muita, muita imaginação,
Entretanto, a pureza dos alunos
é a motivação deste refrão.

Nossa Alice no país da poesia
desta vez não fez pergunta não.
Indicou-nos o caminho a seguir
mostrando a fitinha da realização. 

Ah, como as crianças são!
Para chegar ao impossível
basta crer que é possível.
Está aqui a materialização.

O que cabe dentro de um livro?
Foi a proposta da lição
e surpreendemente fez nascer
esta ideia com grau de ebulição.

Amanda, Roberta e Jamilly
Falantes para dedéu.
que com seu jeitinho
Fizeram das palavras um mel.

Graziela, Emilly e Aline
Gustavo, Rafael e Thierry
Leonardo, Lucas e Yasmin
poetizaram com o bêbado  assim,    assim,    assim... 

Otávio, Roberto e Helany
Julia, Kauan, Duda e Myrela
merecem aplausos pela dedicação
cada um na sua condição. 

Outros também se aventuraram
Cauã, Victor Hugo, Vinícius,
Nickolas, Vitoria e Evellyn,
completam o time de poetas mirins.

E eu? O que senti? O que vivi?
Detalho brevemente nestes versos.
Brincar com as palavras, admito
foi encantador, foi um atrito.

Afinal, poema é um jogo de sentidos.
Jogo de receber e refazer.
Convido você e todos sem exclusão
conhecer este gênero e se entreter com  PAL   PI   TA  ÇÃO. 


Luciana Apolonio Rodrigues Carneiro

Professora Educação Básica / Ensino Fundamental do 1° ano “A”

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